quarta-feira, 20 de julho de 2011
2 comentários

A importância das Políticas Públicas

03:42
   Deparamo-nos com ela diariamente, andamos do seu lado e as vezes mal sabemos do que se trata, as políticas públicas estão do nosso lado quando surge um problema e tenta resolvê-lo. Assim como o Plano Diretor do qual já falei no blog, as políticas públicas também são aliados importantes da sociedade na resolução de problemas que afetam o bem estar social.
   Este também instrumento é um conjunto de diretrizes que agem por meio de leis, políticas explicitadas ou sistematizadas que tem a função de orientar a aplicação de recursos públicos. A ação dessas políticas respondem as demandas da sociedade que são interpretadas pelos executores do poder sejam eles em que nível for, mas sempre influenciada pelo censo comum dentro de uma mobilização social.
   Por isto a importância da mobilização social e para que esta aconteça é necessário que a população esteja a par dos problemas e que realmente queira mudanças em cima da problematização. Pois pense comigo leitor, se a população se acomoda e não reclama de nada, o ator público (responsável pela elaboração de políticas públicas) concluirá que nenhuma ação é necessária sobre aquele setor e fará algo apenas superficialmente.
   Uma política pública em um país democrático como o nosso deve estar sempre lutando pela universalização dos benefícios sociais, como escola de qualidade para todos, hospitais com equipamentos e funcionários adequados para suprir a demanda dos problemas da população, saneamento básico que atinja cada quilômetro quadrado habitado do país e etc.

2 comentários :

 
Toggle Footer
Top