sábado, 21 de maio de 2011
0 comentários

CORRUPÇÃO: COISA DE PEIXE GRANDE

07:33
    Corrupção... uma das palavras mais citadas dentro deste blog, e desta vez vou falar dele de um modo diferente.
    Quando perguntamos ao brasileiro o que mais lhe incomoda na política, garanto que maioria diz que é a tal de corrupção, aquela que quando realizada consequentemente mata pessoas de fome, tiram o direito de uma criança estudar, tiram o direito a saúde, saneamento básico e moradia de muitos cidadãos.
    Por mais que queiramos acabar com ela, mesmo que seja dentro da nossa cidade apenas estaremos nadando contra a maré. Não estou dizendo isso para tirar-lhes a esperança leitor, mas vamos pensar melhor.
Como a corrupção funciona:
    Diferentemente de muitas outras pragas da nossa sociedade, a corrupção não é algo que vem dos pequenos para os grandes, não é como pensamos. As vezes analisamos a corrupção como sendo algo de bases normais, que deste modo seria a base para tudo as prefeituras, mas não é bem assim. A corrupção não é algo que se destrua dos pequenos para os grandes, não é algo que se destrói tão facilmente assim.
    A corrupção é algo que se deve combater em uma cajadada só, destruir de uma vez de prefeitos a presidentes.
    Analisem comigo: A corrupção vem dos grandes para os pequenos, vem de presidentes, vem de senadores, governadores, deputados e depois prefeitos. Os rombos grandes são esforços mútuos dentro de coligações, donde as parcerias políticas e métodos eficazes de burlar polícia federal facilitam o processo.
    As pequenas e médias cidades são alvos dos políticos maiores, pois o interesse e participação dos cidadãos na cobrança dos direitos é menor e a fiscalização não é tão eficaz. Assim os peixes grandes, aliciam e pressionam os peixes pequenos os corrompendo e assim juntos conseguem planejar os roubos aos cofres públicos.
Há como escapar?
    Bem, analisemos. Os prefeitos necessitam do apoio dos deputados para que projetos e verbas de grande importância sejam aprovados, sendo então que a boa interação e coleguismo entre prefeito e deputado é de grande importância para o bem estar social dos cidadãos. Bem, se nesta interação necessitar de troca de "favores" como pedir que num determinado negócio seja desviado da verba tanto por cento para a conta do deputado para que este deputado o ajude na hora da aprovação do projeto. Se este prefeito recusar ser corrompido, o projeto pode desandar e não ser aprovado, assim vemos que muita das vezes os projetos empacam por causa das artimanhas políticas. Se o prefeito aceitar, e por acaso ser pego por corrupção, ele é que vai ser prejudicado, já que é extremamente perigoso acusar os "peixes grandes".
    Então, concluímos que a corrupção deve ser destruída do grande para o pequeno, pois vários prefeitos que no intuito de melhorar a condição das pessoas, acaba se corrompendo, ou até mesmo gostando disto.
    Um maneira eficaz seria mesmo essa tal de "ficha limpa" que assim poderão peneirar os políticos sujos evitando que este ciclo corrupto tenha prosseguimento.
    E você leitor também pode ajudar, na verdade, somos os maiores culpados pela corrupção, pois não analisamos o passado do candidato e sem nem ao menos pensar colocamos um ladrão no poder quando o lugar dele é na cadeia. Então na próxima eleição, vamos escolher bem em quem votar para que não sejamos roubados e para que possamos ser beneficiados com projetos onde a verba é inteiramente voltada para ele e não para o bolso daqueles que votamos.


Paloma Silva, cidadã de rio Paranaíba

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top