sábado, 21 de maio de 2011
0 comentários

CORONELISMO E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

08:17
    Ontem enquanto assistia a palestra "O uso da música na educação ambiental" do professor e biólogo Edmilson Escher no SIMBIO eu não pude deixar de pensar em algo importante que ele citou várias vezes que é o coronelismo ainda presente nos municípios menores e os malefícios disto para o meio ambiente. 
    Muitos devem estar pensando agora na relação entre isso e podem estar um pouco perdidos, mas tratarei deste assunto assunto aqui pois acho importante.
    Bem sabemos que em cidades pequenas a aproximação do candidato e do eleitor é bem maior, tornando a interação entre eles muito mais familiar, familiar até demais pois muita das vezes esta aproximação é aproveitada como modo de ganhar mais votos por meio de métodos ilegais. Quando este candidato sujo ganha, também sabemos que ele leva consigo uma panelinha para dentro da prefeitura, entregando cargos de confiança para os seus "amigos". Neste caso até mesmo o palestrante citou um exemplo onde o prefeito entregou a secretária do meio ambiente para um dono de bar, não é desmerecendo o dono de bar, mas me diz qual formação ambiental ele tem para ocupar este cargo?
    Outro problema grave do coronelismo em municípios pequenos é que projetos ambientais não são realizados por desejo de preservar ou coisa parecida, mas sim como escada para reeleição ou dar continuidade na mesma MERDA. É como eu disse em postagem passada  Promessas e obras inacabas: pontes para o poder, as obras que causam mais "ibope" são as mais usadas para dizer " Eu estou trabalhando e bem, me coloquem no poder no próximo mandato", e assim também é feito com o meio ambiente, pois de fato é um assunto polêmico e importante obtendo assim mais repercussão.
    Então vamos dar uma geral aqui: Cargos de secretários dados a pessoas incapacitadas naquilo que são designadas... Cargos de secretário do meio ambiente dado a pessoas incapacitadas e sem nenhuma formação que pelo menos aproxime-se de algo a relacionar-se com preservação... Isso te lembra algo? Isso te lembra alguém? Isso te lembra alguma cidade?     Nada contra a pessoa, mas acho que há outros em Rio Paranaíba que são formados na área e que realmente vão fazer algo pelo meio ambiente. Pois enquanto você lê, peixes morrem nos rios por causa do descarte de lixo dos laticínios, árvores são cortadas ilegalmente no nosso município, pessoas caçam ilegalmente animais silvestres, esgoto cai nos rios e entre outras coisas que acontecem em Rio Paranaíba e eu realmente não vi nada que pudesse amenizar os problemas...


   E digo mais, não é só na Secretária do Meio Ambiente da nossa cidade que esse tipo de coisa anda acontecendo.



Paloma F. Silva, cidadã de Rio Paranaíba.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top