sábado, 21 de maio de 2011
0 comentários

COMPRA DE VOTOS

07:30

    Todos nós sabemos que época de eleição é fato a existência de um grande fluxo de dinheiro entre candidatos, cabos eleitorais e eleitores. A compra de voto é algo ilegal e já faz onze anos que existe lei contra esse ato:

Art. 1º A Lei 9.504, de 30 de setembro de 1997, passa a vigorar acrescida do seguinte artigo:
"Art. 41-A. Ressalvado o disposto no art. 26 e seus incisos, constitui captação de sufrágio, vedada por esta Lei, o candidato doar, oferecer, prometer, ou entregar, ao eleitor, com o fim de obter-lhe o voto, bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública, desde o registro da candidatura até o dia da eleição, inclusive, sob pena de multa de mil a cinqüenta mil Ufir. e cassação do registro ou do diploma, observado o procedimento previsto no art. 22 da Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990."
    Mas como Rio Paranaíba é uma cidade sem lei, observamos que isso acontece sempre. E se você pensa que apenas o candidato tem culpa no cartório meu caro leitor, você está completamente enganado, pois quem vende o seu voto também é corrupto e faz parte dessa pseudo-democracia. Pois você vende aquilo que lhe é de direito e suma importância para a execução da democracia, e do seu voto depende o futuro.
    Mas há eleitor que dizem assim pra mim: "Mas Paloma, eu preciso de um dinheirinho, então eu faço o seguinte: finjo vender meu voto, pego o dinheiro e voto em que eu quero!"
    Está errado! Está ilegal! E as pessoas acabam pensando que só os candidatos desta vez se ferram, mas na verdade não é bem assim. Agora eu pergunto: De onde vem este dinheiro?
    Te peguei não é leitor? Se você pensa que o dinheiro sai do partido ou do bolso do candidato, está muito enganado, dinheiro para coisa ilícitas vem de coisas ilícitas.
    Muitas das vezes o dinheiro parte de uma empresa, uma empresa grande, a qual em troca de favores acaba fornecendo o dinheiro. Vamos supor que uma empresa de construção dê o dinheiro ao candidato, em troca a empresa quer que quando ele ganhe, aquela obra caríssima da construção de uma ponte seja dada por meio de "licitação" àquela empresa, que na verdade não ganha por licitação e sim por favoritismo político, oras! Agora, se essa empresa precisou de tamanhos artifícios para ganhar a licitação, é porque ela não tem qualidade o bastante para vencer de modo legal. Agora, se ela não é de boa qualidade e vai fazer uma obra na sua cidade, ela estará pondo em risco a saúde de milhares de pessoas, imagina se ela faz um hospital?  E ele cai sobre as pessoas? E se for em cima de sua família? Não é preocupante leitor?
    Outra maneira de conseguir este dinheiro é por meio de arrancá-lo dos cofres públicos, agora leitor, nós brasileiros trabalhamos 4 meses no ano para pagar impostos, e você vai vender o seu voto e correndo o risco de estar recebendo o seu próprio dinheiro que foi colhido nos impostos para fins como este? Você irá trabalhar 4 meses do ano para dar o dinheiro ao seu vizinho que vendeu o voto?
PENSE BEM LEITOR!
    Vemos tambem que não é só de dinheiro que é feito as negociações, também acontece por meio de favores, como empregos, viagens e outras coisinhas que nem dá pra numerar. E isso também é uma prática preocupante, pois depois da eleição a prefeitura se empanturra de pessoas não concursadas e muito menos qualificadas a fazer aquilo que são pagas.
    Outra coisa importante, PROMESSAS! Isto mesmo, promessas que nunca são cumpridas, e que acabam sendo jogadas para o alto e frustrando as pessoas. Mas pense caro cidadão, se o candidato é capaz de oferecer dinheiro, ele não é capaz também de mentir? Pois depois da eleição ele não tem nenhuma obrigação de fazer nada que tenha prometido ilicitamente para você.

    Eu tenho uma tática muito boa durante a eleição, eu voto no que eu achar melhor, no que for mais limpo (o que em Rio Paranaíba é uma missão quase impossível), no que NÃO me oferecer dinheiro e que eu também não saiba que ofereceu pra outro alguém.

Pois pense comigo, se ele é capaz de lhe pagar pelo voto, é porque ele não é capaz de conquistá-lo com seu caráter, e imagine, se ele rouba para te pagar, imagina o quanto ele vai roubar pra ele mesmo quando estiver na prefeitura, ou na câmara de vereadores?

Pense bem, voto é seu direito e não objeto de negociação e nem de troca!


Paloma F. Silva, cidadã de Rio Paranaiba.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top